Flip,

Cinco curiosidades sobre Nastassja Martin

A escritora francesa, autora de ‘Escute as feras’, é convidada da Flip 2022

25nov2022

A antropóloga francesa Nastassja Martin tornou-se um sucesso literário ao contar como, em 2015, na Sibéria, foi atacada por um urso, que levou parte de sua mandíbula. Escute as feras (Editora 34) é o relato desse acontecimento e de todos os deslocamentos — geográficos e existenciais — provocados pelo acidente.

Nesta Flip, Martin divide a mesa com a velejadora e escritora brasileira Tamara Klink. Cada uma a seu modo transforma em literatura a liberdade absoluta da mulher sozinha e o eterno retorno das jornadas transformadoras. Leia a seguir algumas curiosidades sobre a autora francesa.

1. Formada em ciências sociais pela École des Hautes Études, em Paris, Martin recebeu o prêmio Louis Castex da Académie Française por sua tese sobre o povo Gwich’in, do Alasca, publicada em 2016.

2. O encontro com o urso aconteceu durante um trabalho de campo na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, uma região de montanhas nevadas e vulcões inativos.

3. Para escrever o livro, Martin não usou suas anotações de trabalho, e sim seu caderno de anotações pessoais, espécie de diário de viagem, caderno de sonhos, memórias e divagações. Ela diz ter escrito Escute as feras com o mínimo de palavras, como se estivesse fazendo uma cirurgia sobre o relato.

4. Durante o trabalho de campo, Martin começou a aprender o significado dos sonhos. Em abril deste ano, ela participou de uma live com Ailton Krenak no Ciclo de Leitura sobre Sonhos, transmitido no canal Selvagem do YouTube.

5. Seu novo livro, À l’est des rêves, sobre os Even, deve ser lançado no Brasil em 2023, pela Editora 34. 

outros conteúdos da Flip